Projetos a dois

Do encontro fortuito entre os arquitetos Thiago Manarelli e Ana Paula Guimarães, em Salvador, nasceu em 2007 o escritório Manarelli Guimarães. A empresa, sediada na capital baiana e em São Paulo, tem atuação nacional e no exterior. Há trabalhos da dupla espalhados pelo Brasil e em Portugal, nos Estados Unidos e na Austrália.

Prestes a completar 15 anos, a empresa hoje é uma marca que, além de arquitetura e interiores, abarca outras atividades, como curadoria e design de produtos.

Os ambientes assinados por Thiago e Ana Paula valorizam a mistura de design, arte e aspectos regionais, refletindo-se em projetos únicos, que antes de tudo respeitam a história e o modo de vida dos moradores.

Com uma arquitetura cuja volumetria surge a partir da definição bem pensada dos ambientes internos, a dupla lidera uma equipe de 15 profissionais, mas faz questão de determinar, em conjunto com os clientes, cada detalhe. São obras que exibem um ecletismo reinventado a cada projeto.

Descubra mais

Profissionais

Quando não está trabalhando, o arquiteto paulista gosta de ficar em casa e simplesmente relaxar. Mais particularmente no apartamento em Salvador, em que prevalece bastante design, cor e arte, embora tenha morada também em São Paulo. Naquele território particular, ele costuma de vez em quando organizar concorridas festas para os amigos, que se espalham pela casa. Desde sempre Thiago foi incentivado em sua carreira pela família, que lhe comprava revistas de decoração e o levava a mostras do segmento na adolescência. Ele mudou-se para a capital baiana, em busca de novas perspectivas, em meados dos anos 2000. Logo conheceria Ana Paula Guimarães, que se tornou sua sócia no escritório, em uma trajetória sempre atenta ao futuro.
Thiago Manarelli

Pesquisadora da área em que atua, a arquiteta baiana procura imprimir um pouco de sua visão de mundo à arquitetura e aos interiores projetados com Thiago Manarelli. Trata-se de um estilo de vida otimista, em que conforto torna-se palavra-chave. Com apartamentos em Salvador e São Paulo, é na casa de praia em Embassaí, no litoral norte da capital baiana, que Ana Paula costuma aproximar-se da natureza. E quase sempre em família. O convívio com os seus é primordial para a arquiteta, mais low profile. Ela também adora atividades físicas. Viajar é outro hobbie de que não abre mão, sendo a Itália seu país predileto. Nas diferentes viagens, a arquiteta vai colhendo referências que acabam refletidas em seu trabalho, do qual diz nunca se cansar.
Ana Paula Guimarães